quarta-feira, dezembro 22, 2004

A leste nada de novo

Tal como disse uma vez um polaco - "a democracia é a ausência de medo".

terça-feira, dezembro 21, 2004

Oposição ingénua

O ministro de Comunicação e Informação venezuelano, Andrés Izarra, anunciou hoje que assumirá "temporariamente" as funções de presidente da "Venezolana de Televisión (VTV)", o principal canal de televisão estatal do país.
A oposição já manifestou a sua apreensão face à designação de Izarra para a presidência da VTV, por considerar que poderá estar em causa a imparcialidade da estação.

Bacalhau da Consoada

Nunca aceitei muito bem o facto de, na véspera de Natal, se ter de comer o bacalhau com as couves e mais as batatas, acrescido de um ovo cozido - a parte do ovo cozido era aquela que menos arrelias me causava.
Vai daí, aos poucos e poucos, tentei mudar a «tradição». Uns anos com mais sorte que outros, o facto é que dei comigo a apontar num pedacinho de papel «tradição»-3 Edith-1. Eu estava a perder. O árbitro não queria saber dos meus protestos e lá vinha o bacalhau outra vez... Este ano, tive de tomar medidas mais severas. Não anunciei a minha candidatura à Câmara do Porto, mas garanto que vai haver mudanças. O bacalhau do Rio..., perdão, da Noruega que se prepare!...

segunda-feira, dezembro 20, 2004

Agradecimento

À Bomba Inteligente e a O Acidental pelo destaque que me fazem.

No hard feelings, no feelings of anger or resentment

Dr. Sampaio, o mal já está feito, agora de nada vale ter cheliques...
Desejo-lhe sinceras melhoras e um Santo Natal!

Isso já não se usa, rapaz!

Nunca estive tão de acordo com a Quercus, quando estes dizem que "José Sócrates está equivocado". A co-incineração não tem lógica nenhuma. Em Souselas já avisaram - se o PS vencer as eleições não será com votos oriundos da freguesia. Certo é que, o 'jovem' Sócrates demonstra duas coisas: é teimoso e pouco inteligente. A ideia dele é antiga e nunca deu frutos positivos. Relembrá-la agora, é má estratégia, é demagógico e - preocupante para o PS -, é demonstrar que estes rapazes socialistas estão muito pouco preparados para chegar ao Governo.

sexta-feira, dezembro 17, 2004

Um dia é da caça, outro do caçador

É incrível como Pinto da Costa inverteu a situação desfavorável que o atormentou na passada semana...
Numa semana é acusado e constituído arguído, em suma, um mau-da-fita. Na semana seguinte, faz declarações subjectivas que o colocam como hipotético candidato à Câmara do Porto, fazendo toda a gente falar no seu nome, por outros motivos que não os "dourados". Uma estratégia bem urdida, sem dúvida.

O "gato" e o Rato

Era suposto o partido de Manuel Monteiro ter "reunido de emergência", no fim-de-semana de 4 e 5 de Dezembro. Terão reunido cedo de mais, parece-me a mim. Não se sabe quem esteve presente ou a objectividade (se é que houve) do que lá se passou, mas algo me diz que Manuel Monteiro se prepara para ir miar para a porta dos socialistas. É que, como o largo onde se situa a sede do 'partido da rosa' tem o nome que tem, Monteiro só espera por um "pratinho de leite" para afugentar os roedores e, quiçá, receber uma festinha pelo pêlo...

quinta-feira, dezembro 16, 2004

O constatar de uma desilusão Trivial

Sem querer cair no exagero de fazer várias referências a 'O Acidental', não posso deixar de dar destaque ao único elemento acidental do sexo feminino - também aqui deve haver quotas... - quando ela diz isto, que é a pura das verdades. Também eu fiquei desiludida!

quarta-feira, dezembro 15, 2004

Queijo falante

Algo que ninguém comentou, quiçá por ser um assunto de somenos (comparado com tudo aquilo que tem afectado a sociedade política), foi o facto de o "deputado do queijo" ter tentado incendiar as opiniões dos deputados eleitos pelo seu distrito - Viana do Castelo - para que estes votassem pelo chumbo do Orçamento de Estado para 2005. Esse senhor, que parece de vez em quando ter umas alucinações - talvez pelo excesso de queijo que come -, que viabilizou o Orçamento de Guterres, queria agora ver chumbado o documento por, em seu entender, este não dar, pelo menos, a mesma verba, que deu em 2004, para a região.
Se todos os autarcas reagissem deste modo sempre que o PIDDAC lhes destina uma verba inferior, mas ainda assim alta, corriamos o risco de não haver Orçamento aprovado nunca, por nunca se chegar ao nível de agradabilidade de todos. É a tal história de, agradar a Gregos e Troianos ser impossível.

terça-feira, dezembro 14, 2004

Na mouche

O sindicato

Uma questão de romantismo

- E como é que vai a tua relação com a Cristina?
- Acabou.
- Pois, já estava à espera. Fartei-me de te avisar que não lhe davas a atenção que ela precisava.
- Passava o tempo todo a queixar-se de que eu não era romântico.
- Já sabes como é que são as mulheres...
- Mas o que é engraçado é que, no dia em que eu senti que ela estava prestes a acabar comigo, fiz-lhe uma surpresa.
- Não acredito...
- Sim. À tarde, mandei-lhe entregar em casa um ramo de flores exóticas e um vestido que me custou os olhos da cara, com um cartãozinho manuscrito a dizer para estar pronta às oito da noite. Depois, fui buscá-la num descapotável alugado, motorista incluído, e jantámos à luz de velas num restaurante italiano, com vista para o mar. No final da refeição, propus darmos um passeio na praia. Como estava uma brisa fria, despi o meu casaco e cobri-lhe os ombros enregelados. Depois, desafiei-a a ver o que estava dentro de um dos bolsos. Tirou de lá uma caixinha de ourivesaria, abriu-a, e os seus olhos brilharam quase tanto como o anel que ela andava há meses a namorar, a partir da montra.
- E depois meteste a pata na poça, claro.
- Não. Recitei um poema de amor que eu próprio lhe escrevi.
- Então, porque é que acabaram?
- Não sei. De repente, largou-me a mão e foi-se embora. Disse que aquilo era romantismo a mais. Que eu tinha de passar a ser mais espontâneo.

(in Gato Fedorento)

segunda-feira, dezembro 13, 2004

Palavrinha à porta alheia

O líder do Bloco de Esquerda conseguiu "dar uma palavrinha" à repórter da TVI que se encontrava no interior da sede do CDS/PP... Eu cá gostava de saber como é que, a TVI e Francisco Louçã, conseguiram entrar em sintonia. E, logo ali, à porta dos populares...

sábado, dezembro 11, 2004

Muito bem!!!

Um Conselho de Ministros para o Governo se auto-demitir?
Acho muito bem, se não servem para governar - opinião do Presidente da República - também não devem ficar a segurar no facho, até que outro o venha buscar. Há que ir embora!
O dr. Sampaio, se pudesse, talvez também alterasse os quatro anos que medeiam os Jogos Olímpicos...

Oportunidade ambiental

O maior navio da Greenpeace vai abrir as portas aos lisboetas até domingo.
Desde sexta e até às 18:00 de domingo, quem se deslocar à doca de Santa Apolónia pode usufruir de uma visita guiada pelo convés do «Esperanza», onde se encontram dois botes, dois semi-rígidos e um pequeno helicóptero usado pelos 20 tripulantes do navio nas suas missões.
Construído para o governo russo, o «Esperanza» foi reequipado pela Greenpeace em 2002, sendo um navio bem equipado onde não faltam espaços de trabalho e de lazer para a tripulação.

sexta-feira, dezembro 10, 2004

Método Sampaio (ou do dia seguinte)

Eis 5 exemplos do que sucederia se as sociedades evoluídas passassem a utilizar o método Sampaio:

- Os professores davam nota antes de realizar os exames;
- Os utilizadores de transportes públicos comprariam o bilhete no local de chegada;
- Os Governos eram eleitos no dia anterior às eleições;
- Não existiriam concursos televisívos, por a resposta ter de ser dada antes da pergunta ser colocada;
- O risco de doenças sexualmente transmissíveis subiria, porque os preservativos seriam colocados só no dia seguinte.

And so one, and so one...

terça-feira, dezembro 07, 2004

SSS

SSS poderia bem ser de Serviços Secretos Socialistas. Aqui no caso é Sampaio, Sócrates, Soares. Medo!!! Esta triade quer tornar-se numa triarquia!...

Pergunta pertinente

Pode um chefe de Estado ser autor de um Golpe de Estado?

quinta-feira, dezembro 02, 2004

Pensamento de um Sampaio contente

«Consegui pôr o Sócrates, sem equipa, numas eleições. Quem não tem equipa amanha-se com o que aparece... Como vê, fiz bem, camarada Soares.»

PJ anti-feudal

Há algum resquício de senhorialismo feudal na confiança incondicional dos mais fervorosos apoiantes do 'Desporto-rei', quanto aos dirigentes desportivos dos seus clubes. Na relação de fidelidade que mantêm com os Senhores do futebol, ao Senhor Pinto da Costa, ao Senhor Major Valentim Loureiro e a outros Senhores, não devem ser alheios séculos de senhorialismo, extinto na legislação liberal do séc.XIX, mas sobrevivente na mentalidade dos mais desfavorecidos socialmente.
(em Mulheres)

Meanwhile, Pinto da Costa irá ser interrogado pela Polícia Judiciária, mas não hoje - por se encontrar ausente do país. Houve buscas na SAD portista e em dois outros locais.
Cinco pessoas, entre as quais quatro árbitros de futebol, estão já detidos.