«O indivíduo tem o direito de pensar o que quiser, de exprimir o que pensa como quiser, e de pôr em prática o que pensa como quiser, desde que essa expressão ou essa prática não infrinja directamente a igual liberdade de qualquer outro indivíduo.» Fernando Pessoa
segunda-feira, abril 09, 2007
quarta-feira, abril 04, 2007
Triologias
Certamente inspirados no lema francês da triologia - «Liberdade, Igualdade, Fraternidade» - bem adequado à perspectiva europeia (ou de país desenvolvido, se preferirem), achei curioso encontrar, na página da Presidência da República da Mauritânia, as suas prioridades de lema à boa cidadania - «Honra, Fraternidade, Justiça».
Considerando que a Igualdade, saída da Revolução Francesa, apenas pode ser entendida na relação com o Direito, com a Lei perante a qual todos os Homens obeterão a mesma consideração, tal equivaler-se-á nos termos mauritanos à Justiça.
Contudo, aquilo que salta mais à vista (não entrando nas diferenças de aplicação dessa Justiça equalitária), é a falta de um termo que se assemelhe à Liberdade francesa. A Honra, por muito que seja um objectivo nacional, e um valor a defender, não permite a livre-expressão. Por aqui lêem-se mentalidades e graus de valores. Tendo de optar por um valor social, se fizermos a pergunta a um cubano, o que preferirá ele: Honra ou Liberdade?