sexta-feira, março 14, 2008

A Sovenco ou o feudo dos gasolineiros

Corria o ano de 1990. Quatro conhecidos socialistas decidem, sem qualquer ligação aparente ao ramo, criar uma Sociedade de Venda de Combustíveis. O seu nome: Sovenco. Os seus membros fundadores: Armando Vara, Fátima Felgueiras, José Sócrates, Virgílio de Sousa. Este último, o menos conhecido, ficou famoso - pela negativa - ao ter sido condenado a prisão, por um processo de corrupção no Centro de Exames de Condução de Tábua.

Armando Vara é o tal que foi caixa, durante seis meses, na CGD de Mogadouro e que, passou a administrador da grandiosa CGD, logo após a sua passagem pelo Governo. Num ápice! Em 2001 foi apanhado no escândalo da Fundação para a Prevenção e Segurança, uma instituição privada que fundou, usando dinheiros públicos, quando estava no Governo. Foi, por isso, condenado a 4 anos de prisão, com pena suspensa.
Ele é a prova viva de que os sonhos se podem tornar realidade, desde que encomendados a partidos, e insuflados com empenhos bem colocados e de favores vários.

Quanto a Fátima Felgueiras, recaem sobre si tantas acusações de corrupção que, nem vale a pena aqui mencionar tais artimanhas.

Resta Sócrates. O homem que parece ter receio de algumas acções do seu passado. A avaliar pelos seus pares nesta Sovenco, compreende-se. Contudo, o homem que finge agora não se lembrar da sociedade que fez na Sovenco, é o mesmo que não se recorda como ficou licenciado, nem porque é que, já antes de o ser, utilizava o título de Engenheiro. Mas porque se quererá ele esquecer de tudo isso, se é um passado que foi seu?

Há, no entanto, duas perguntas para as quais desconheço a resposta e que pode encobrir outras negociatas:
- Porque carga de água se lembraram estes quatro elementos de constituir a Sovenco?
- Qual o interesse deles em possuir uma Sociedade de Venda de Combustíveis?

Vou averiguar.

1 Comments:

At 10:54 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Viva o 1º Socas !
Que dêc abo dos que votaram nele e ainda se acham cheios de razão !
Salazar não compunha o ramalhte melhor que esta cambada de corruptos!

 

Enviar um comentário

<< Home