sexta-feira, maio 28, 2004

Que zero tão grande!

Ouvi, atentamente, o debate na TSF, entre os cabeças-de-lista, às Eleições Europeias, de PS e PSD-CDS/PP. Tanta concordância até fez impressão: Constituição Europeia, Pacto de Estabilidade e Crescimento, o Cristianismo incluído na Constituição Europeia... Em tudo concordaram, sem tirar nem pôr. Porquê, então, concorrerem em partidos opostos?
Quanto ao resto, fiquei quase na mesma. E digo quase, porque fiquei ainda com mais dúvidas. Dúvidas acerca das coisas concretas e visíveis, possíveis de concretizar, que os candidatos tenham prometido... Zero! Redondo e inócuo. Zero!
Falaram do passado, Sousa Franco gritava aos microfones (atitude que poderia ser interpretada como discordância), mostrou um gráfico na rádio(?!?!?!), concordou com o essencial, defendeu acerrimamente o passado e pouco mais. Para o futuro, nada.
Deus Pinheiro foi mais calmo, promessas não fez, mostrou-se incomodado quando lhe falaram em Paulo Portas, mas lá respondeu que tal como com Durão Barroso, já tinha falado com o líder do PP e que as relações entre ambos são boas (evitando, no entanto, pronunciar o nome do presidente do CDS/PP), actuou como líder de oposição dos anos 90 e quanto a futuro, niente.
O Iraque foi o que mais animou o debate (subiu de 0 a 0,5), quando o candidato da coligação disse que o Iraque poderia prejudicar o resultado eleitoral.
Assim, realmente, não há como incentivar ao voto no dia 13!...